Alabama
O Estado do Alabama tem 4,9 milhões de habitantes (2016). Possui um pequeno litoral no Golfo do México. A capital é Montgomery.
Na época da chegada dos europeus, o atual território do Alabama era povoado principalmente pelos chickasaws, cherokees, creeks e choctaws. Os espanhóis iniciaram a exploração do território em 1519. Os franceses fundaram o primeiro assentamento europeu, em 1702, em Fort Louis, no atual Condado de Mobile. Os primeiros escravos africanos chegaram em 1719. Em 1763, os franceses cederam sua parte do território aos britânicos. Em 1783, a Espanha ficou com a área de Mobile, pelo Tratado de Paris, e os Estados Unidos ficaram com o restante do território. Em 1813, os EUA expulsaram os espanhóis da área. Durante esse processo, existiram batalhas com os índios até 1832.
Em 1819, o território do Alabama tornou um Estado dos EUA. Em 1861, o Alabama declarou sua separação dos EUA e uniu-se aos Estados Confederados da América, formada pelos seis estados do Sul e com primeira capital em Montgomery. Os confederados foram derrotados em 1865 e o Alabama foi readmitido como estado dos EUA. Ficou sob intervenção militar, até 1868, quando o Estado ratificou a emenda constitucional, garantindo cidadania aos antigos escravos.
Mansão em Mooresville, no norte do Alabama, no estilo arquitetônico tradicional do sul dos EUA, para as residências ricas.
Acima, cachoeira no Parque Nacional de DeSoto. Leva o nome do espanhol Hernando de Soto, que explorou a região no século 16.
Embaixo, chafariz da Court Square, em Montgomery, capital do Estado.
Bellingrath Gardens, perto de Mobile.
Copyright © Guia Geográfico - Estados Unidos da América - EUA. |
Edifício do Capitólio do Estado do Alabama (Alabama State Capitol), em Montgomery, concluído em 1851, no Goat Hill. Substituiu uma antiga estrutura no mesmo local. Aqui foi proclamada a formação dos Estados Confederados da América, em 1861.
Montgomery, capital do Alabama, nos anos 1860, com o Capitólio, ao fundo (foto Library of Congress).
Arquibancada do Alabama Theater, em Birmingham (crédito Art Meripol / ADT).
Sturdivant Hall em Selma, concluído em 1856 (crédito: Art Meripol / ADT).
O Kelly Ingram Park e monumentos sobre direitos civis em Birmingham, a maior cidade do Alabama.
Crédito: Alabama Tourism Department / Art Meripol
Crédito: Art Meripol / ADT