Carolina do Norte
O Estado da Carolina do Norte (North Carolina) é banhado pelo Oceano Atlântico. Tem 10 milhões de habitantes (2016). A capital é Raleigh.
No século 16, à época da chegada dos primeiros exploradores europeus, os grupos indígenas dominantes na área eram os tuscaroras, catawbas e cherokees.
A Carolina do Norte foi a terra da colônia perdida, a primeira colônia inglesa fundada nos Estados Unidos, após as tentativas fracassadas entre 1578 e 1583. Novas tentativas foram feitas por Sir Walter Raleigh, a partir de 1584. Em 1587, ele fundou uma colônia na ilha de Roanoke e a chamou de Virgínia. Ao retornar, em 1590, Raleigh não mais encontrou sua colônia e não se sabe o que aconteceu.
A primeira colônia inglesa duradoura, nos EUA, foi fundada no atual Estado da Virgínia, em 1607. De lá vieram colonos para a área de Albemarle Sound, nos anos 1650. A Carolina foi criada em 1663 e dividida em duas, no século 18. Em 1776, durante a Guerra da Independência dos EUA, a Carolina do Norte estabeleceu sua primeira constituição estadual. Na Guerra Civil (1861-1865) lutou pela União, ao contrário da Carolina do Sul que juntou-se aos confederados escravagistas.
Vista lateral da Mansão Biltmore, em Ashville, uma casa de campo da família Vanderbilt, construída no século 19, em estilo de um château francês, com 250 cômodos e belo jardim.
Centro de Raleigh (2008), capital da Carolina do Norte.
Cascatas de Linville, nas Blue Ridge Mountains.
Capitólio estadual da Carolina do Norte, em Raleigh.
Lago nas montanhas Cowee, região oeste da Carolina do Norte.
Copyright © Guia Geográfico - Estados Unidos da América - EUA. |
Orla do Lago Norman, o maior lago artificial da Carolina do Norte, formado devido à construção da represa Cowans Ford, nos anos 1960.
Mansão Biltmore em Asheville.
Crédito: VisitNC.com
Carolina do Norte
Crédito: visitRaleigh